Como o marketing de conteúdo ajuda a sua empresa?

Se você fizer uma pesquisa rápida entre os profissionais da sua área de atuação, provavelmente vai descobrir que a maioria deles já ouviu ao menos uma vez a expressão marketing de conteúdo. Ainda que o termo tenha se popularizado, a estratégia ainda provoca uma série de dúvidas. Afinal, investir em marketing de conteúdo é mesmo uma boa ideia? Será que não custa caro demais? Traz mesmo bons resultados?

Para que você possa entender melhor o que é marketing de conteúdo e quais são os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa, preparamos o post de hoje. Acompanhe!

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia para ampliar sua rede de potenciais clientes, de forma não invasiva e espontânea, por meio da produção de conteúdo significativo.

Esse conteúdo, que precisa ser relevante e com alto potencial de atração e encantamento. Ele busca auxiliar o leitor a entender melhor seus anseios e necessidades e as soluções que sua empresa pode oferecer para eles, gerando uma percepção positiva de seu negócio e guiando-o até o final do processo de compra de maneira natural.

Por que o marketing de conteúdo é tão importante para minha estratégia?

Embora outros aspectos de sua estratégia de marketing digital não devam ser negligenciados, é essencial dar uma ênfase maior ao marketing de conteúdo porque trata-se de uma ferramenta com potencialidades únicas.

Diferente dos anúncios, por exemplo, mais do que atrair novos clientes, o marketing de conteúdo pode ajudar você a trabalhar o pós-venda e ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca, atraindo até mesmo aqueles que, a princípio, não eram seu público-alvo, já que um conteúdo de alta performance tem o poder de impactar leitores dos mais diversos perfis.

Não é a toa que de acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma de marketing online norte-americana HubSpot, profissionais que priorizam o uso de blogs em suas estratégias de marketing tem até 13 vezes mais chances de obter um retorno positivo.

Além disso, a estratégia ajuda a marca a construir uma relação de confiança e proximidade, já que seu conteúdo pode auxiliar potenciais clientes a resolver problemas do seu dia a dia, e não aparece apenas para influenciá-los a comprar, o que costuma causar uma tendência natural de rejeição.

Quais são os benefícios de apostar em marketing de conteúdo?

Permite que você se posicione como referência na sua área

Uma das grandes vantagens que o marketing de conteúdo pode trazer para o seu negócio é a possibilidade de gerar autoridade. Quando o consumidor está pensando em comprar um produto ou contratar um serviço, mais do que preço, ele busca qualidade.

Afinal, ninguém quer comprar um produto baratinho, mas que quebra no primeiro uso, ou colocar sua vida nas mãos de um médico cuja reputação ele desconhece totalmente, não é mesmo?

Produzindo conteúdo de alto nível, você aumenta sua credibilidade e posiciona sua marca como uma referência naquele nicho de mercado, o que fatalmente atrai potenciais compradores interessados em fazer negócio com quem realmente conhece sua área de atuação.

Melhora seu posicionamento nos sites de busca

Ainda que o conteúdo não seja o único parâmetro que influencia na classificação da sua página em sites de busca como o Google, ele é uma ótima maneira de melhorar seu ranqueamento.

Afinal, quanto mais conteúdo de qualidade você fornecer, especialmente se ele estiver otimizado para SEO, maiores são as chances de você ser encontrado por quem realmente se interessa pelo seu produto ou serviço.

Aumenta sua taxa de conversão de leads

Quem aposta em marketing de conteúdo certamente aumenta o tempo de permanência no seu site e, com isso, a sua taxa de conversão de leads, ou seja, de pessoas que têm, de alguma maneira, interesse em seu produto ou serviço. Leads são os potenciais compradores de seu produto ou serviço. É importante captar o e-mail desses potenciais compradores para criar um relacionamento com eles, e por fim realizar as vendas.

Ainda que esse não seja um processo imediato, dedicar-se a desenvolver conteúdo de alta performance é um excelente investimento, porque aumenta as chances de conversões de maneira sustentável, baseado na relação de confiança que se estabelece a partir das informações fornecidas aos clientes em potencial.

Diminui o custo de aquisição de clientes

Não é incomum que empreendedores tenham a ideia de que o marketing de conteúdo é uma estratégia cara, reservada apenas para grandes empresas. A ideia, no entanto, não poderia estar mais longe da verdade.

Investir em marketing de conteúdo, na verdade, permite que você reduza o seu custo de aquisição de novos contatos, já que um único post tem o poder de atingir um grande número de potenciais clientes, diluindo o valor por lead.

Além disso, os seus conteúdos  — e, consequentemente, o seu negócio  — poderão ser permanentemente encontrados pelos sites de busca ou mencionados em outros sites.

Trata-se de uma forma de aumentar sua presença no meio digital de maneira sustentável e, principalmente, não invasiva, o que torna a primeira impressão da sua marca muito mais amigável.

Se você ainda não está convencido, vamos aos números! De acordo com um levantamento realizado pela Demand Metric, empresa de pesquisa de marketing de atuação global, investir em marketing de conteúdo custa 62% menos do que investir em marketing tradicional e gera o triplo de leads. Sem dúvida, são números impressionantes.

Educa o mercado

O marketing de conteúdo ajuda seus potenciais clientes a entenderem melhor os seus desejos e necessidades e, em uma etapa posterior, as soluções que o seu negócio pode oferecer para ele.

Por isso, quando finalmente se decide pela sua empresa, o cliente já está muito mais educado sobre o seu produto e serviço. Mais seguro daquilo que quer e do que pode obter, ele se sente mais confiante com relação à sua marca e tem menos dúvidas, demandando menos atenção na fase de decisão.

Esse conhecimento do potencial cliente a respeito do seu produto ou serviço também ajuda a diminuir o custo de aquisição do cliente, já que ele demanda menos tempo e esforço para se convencer sobre o fechamento do negócio.

Torna suas redes sociais mais atraentes

Quem não investe em marketing de conteúdo muitas vezes encontra dificuldades em alimentar suas redes sociais.

Quem opta por essa estratégia, além de não ter esse problema, ainda tem a vantagem extra de poder divulgar seu conteúdo em outros canais, não ficando dependente apenas dos motores de busca encontrarem seu site para que sua mensagem atinja mais pessoas.

Gostou de saber como o marketing de conteúdo pode ajudar você a alavancar as vendas do seu produto ou serviço? Então não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam melhor o assunto!