O que é SEO e por que sua empresa deve adotar para ontem

Até mesmo quem não é da área marketing já deve ter ouvido pelo menos uma vez falar de SEO. No entanto, é grande o número de empreendedores que não sabem realmente o que é SEO e desconhecem os benefícios que ele pode trazer para seus negócios.

Se identificou? Se você até já ouviu falar algumas vezes sobre o assunto, mas não sabe bem o que é SEO e tem dúvidas se realmente é uma boa ideia apostar na estratégia para alavancar seus negócios, esse post é para você.

Acompanhe a leitura e entenda o que é SEO de uma vez por todas!

Afinal de contas, o que é SEO?

SEO é uma sigla para search engine optimization, expressão em inglês que significa otimização para mecanismos de busca. Em palavras simples, é um conjunto de técnicas e boas práticas utilizadas para adequar sites e blogs para permitir que eles melhorem seu ranqueamento em buscadores como o Google.

Na prática, isso quer dizer aplicar algumas estratégias que ajudem o seu site a aparecer em uma posição melhor. Principalmente quando um usuário procura um termo relacionado ao seu negócio em sites de pesquisa sem precisar pagar por isso, ou seja, de maneira orgânica, natural, sem a indução de um anúncio pago.

Será que vale a pena mesmo apostar em SEO?

Não é incomum que, ao entender melhor o que é SEO, alguns empreendedores passem a se perguntar se é mesmo uma boa ideia investir tempo e dinheiro na estratégia.

Imagine o seguinte cenário: você estuda o mercado com atenção, investe em cada detalhe do planejamento e construção do seu negócio.  No entanto, na hora de começar a funcionar, prefere atuar de portas fechadas, sem qualquer tipo de divulgação. Fica mais difícil atrair clientes, não é mesmo?

Possuir um site sem investir em SEO funciona basicamente da mesma maneira: por melhor construído que ele esteja, por melhores conteúdos que possa oferecer, se seus clientes não encontrarem seu negócio, o objetivo final não será atingido.

Em um mundo conectado como o que vivemos, em que cada vez mais as pessoas utilizam a Internet para resolver problemas, tirar dúvidas e comprar produtos ou serviços, possuir uma forte presença digital é vital para a saúde do seu negócio.

Entender o que é SEO e investir numa estratégia própria significa garantir que o seu site será encontrado por quem realmente se interessa por aquilo que você tem a oferecer. E quanto mais pessoas souberem o que você faz, maiores serão as chances de que elas se interessem pelo seu produto ou serviço.

Quais são os critérios básicos para quem quer investir em SEO?

Uma vez que você entendeu o que é SEO e porque é tão importante investir nesse assunto para fortalecer sua marca, é preciso ter em mente que a concorrência pelas primeiras posições no Google é grande.

Por isso, quanto mais otimizado estiver o seu site, maiores são as suas chances de estar bem ranqueado. Também é importante saber que o buscador costuma penalizar páginas que não seguem algumas diretrizes básicas para proporcionar ao usuário uma boa experiência. E principalmente as que usam de artifícios para tentar melhorar seu ranqueamento.

Por isso, é de fundamental importância não negligenciar a necessidade de seu site ser bem planejado e construído, com as técnicas recomendadas de SEO. Nessa hora, uma agência habilitada na criação de sites otimizados fará toda a diferença, e a falta dela poderá significar muita dor de cabeça para você depois.

Na hora de escolher quais sites devem figurar nas primeiras posições, o Google usa um algoritmo complexo, que leva em consideração uma série de fatores, com relevâncias variáveis. Por isso, quem quer apostar em SEO precisa considerar ao menos os seguintes critérios básicos:

Produza conteúdo relevante e autoral

Um dos principais fatores de ranqueamento no Google é a qualidade do conteúdo. Na hora de selecionar as páginas que figurarão no topo, a prioridade é sempre para aquelas que oferecem a melhor experiência de leitura para o usuário.

Por isso, quem produz um conteúdo completo, de alta relevância, sai na frente. Leve em consideração que o buscador detecta facilmente conteúdo plagiado, e penaliza essas páginas. Logo, invista em conteúdo autoral, que se destaque da concorrência por ser melhor e mais completo.

Para que esse material seja facilmente encontrado pelos motores de busca, é essencial que ele seja redigido com base em palavras-chaves, que nada mais são que termos ligados ao seu negócio e que são bastante procurados pelos usuários.

O uso constante, porém natural, dessas palavras-chaves ao longo do texto aumenta suas chances de garantir um bom posicionamento sempre que o usuário digitar esse termo no campo de busca.

Aposte em um site responsivo

Para garantir um bom ranqueamento no Google, também é importante possuir um site responsivo, ou seja, que se adapte a qualquer formato de tela em que seja carregado, seja de um computador, celular ou tablet.

Além do buscador priorizar as páginas com essa configuração, desde 2015 o Google passou a penalizar os sites que não estão adaptados para dispositivos móveis sempre que as buscas forem feitas por esses meios. Por isso, não deixe esse “detalhe” de lado.

Entenda a importância dos links internos e externos

Um dos critérios importantes para o Google na hora de ranquear uma página é a relevância do site. E isso é medido, entre outros fatores, pela quantidade de links que apontam para ele.

Em palavras simples, quanto mais sites usarem suas páginas com links, maior será sua relevância no meio digital. Por isso, é importante trabalhar o compartilhamento dos seus posts nas redes sociais e não só autorizar como estimular o uso de links que apontem para o seu site em outras páginas.

Também é essencial reconhecer a importância dos links internos. Sempre que postar um novo texto em seu blog, por exemplo, mantenha o hábito de inserir links para outros textos do seu próprio site relacionados ao assunto.

Quando se depara com um número satisfatório de links internos, os rastreadores do Google entendem que você considera aquelas páginas como relevantes no seu site.

Além disso, links internos ajudam a melhorar a experiência do leitor — que poderá obter mais informações sobre o assunto — e aumentam o tempo de permanência no site, o que influencia diretamente no ranqueamento.

Gostou de entender melhor o que é SEO e como ele poder ajudar sua empresa a aumentar suas vendas? Então compartilhe esse post agora mesmo em suas redes sociais para que mais pessoas possam saber sobre o assunto!